quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Escola inicia segundo semestre com novo Projeto: ATITUDE FAZ A DIFERENÇA!?

1. TEMA GERADOR: ATITUDE FAZ A DIFERENÇA!?

2. DELIMITAÇÃO DO TEMA: Conscientizar a Unidade Escolar da necessidade de ações que proporcionem atitudes relevantes ao desenvolvimento cognitivo, social e educacional.

3. PROBLEMATIZAÇÃO: Falta de comprometimento com as responsabilidades de cidadão.

4. OBJETIVOS:
• Conscientizar a necessidade de ações que promovam atitudes coerentes para melhorar a organização do ambiente escolar.
• Proporcionar a construção de um ambiente escolar digno para uma boa convivência e aprendizagem.
• Despertar o comprometimento no educando, para que perceba que ele é o protagonista das atitudes e suas consequências.
• Analisar e promover estratégias que contribuam para a formação integral do educando.

5. JUSTIFICATIVA: A partir da vivência e convivência no cotidiano escolar percebeu-se a necessidade e a importância de trabalhar questões inerentes ao tema proposto.

6. CRONOGRAMA: Segundo semestre de 2012.

7. METODOLOGIA/AÇÕES:
• Aplicar, exigir e respeitar as normas da escola;
• Homogeneizar as ações (acordos, combinados, normas, comunicados);
• Contextualizar o conhecimento científico.
• Ampliar a leitura de mundo.
• Interpretar e produzir textos com os educandos;
• Realizar trabalhos de pesquisa científica individuais, duplas, equipes – em sala e extra classe;
• Promover, utilizar e produzir vídeos, filmes, livros, revistas, jornais, folders, palestras relacionados ao(s) tema(s);
• Produzir e utilizar diversos gêneros textuais.
• Realizar e participar de visitas, viagens de estudo, intercâmbios, piqueniques, eventos culturais e esportivos;
• Dialogar, coletar e debater com os educandos temas que proporcionem atitudes
democráticas e produtivas;
• Incentivar e despertar o desejo de aprender, estudar, sonhar e acreditar em melhores possibilidades de vida;
• Exercer metodologias de forma interdisciplinar;
• Viabilizar parcerias que promovam cursos para aprendizagem e formação;
• Fomentar o processo de transculturação;
• Promover reuniões, encontros, confraternizações com a comunidade escolar;
• Aplicar avaliações individuais e coletivas, orais e escritas, de forma qualitativa;
• Desenvolver e aplicar diversos projetos voltados a temática.

8. AVALIAÇÃO

• Quantitativa: provas, trabalhos, pesquisas, textos.
• Qualitativa: atitudes, interesse, participação, envolvimento, comprometimento, assiduidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário